Material escolar doado à prefeitura de Petrópolis, em fevereiro, ainda não foi entregue às escolas

A Secretaria de Educação de Petrópolis recebeu uma doação com mais de 240 mil itens doados pela Prefeitura do Rio de Janeiro no dia 25 de fevereiro. Entre os itens, estão materiais escolares e itens de higiene pessoal. Mais de um mês após a primeira forte chuva, os alunos e as escolas ainda não receberam essas doações, mesmo após as aulas presenciais terem sido retomadas.

O Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) confirma a informação. “As aulas já começaram e a gente quer saber quando que a secretaria vai distribuir esse material, ou vai deixar estragando. As crianças precisam, as famílias estão em dificuldade financeira. Seria de muita ajuda para cada aluno se a Prefeitura distribuísse logo esse material. Não adianta guardar para um momento futuro, a necessidade é agora”, explicou a representante do SEPE, Rose Silveira.

Os materiais chegaram em oito caminhões baú e foram encaminhadas para um depósito da Secretaria de Educação, no Quissamã, onde estão até hoje. Segundo informações da própria prefeitura, foram doados cadernos, lápis, canetas, borrachas e apontadores que seriam direcionados para os alunos da rede municipal. Além do material escolar, também foram recebidos produtos de higiene como fraldas, lenços umedecidos, sabonete líquido e outros itens como quadros, toalhas e conjuntos de cadeiras e mesas.

“Houve um problema econômico muito grande na cidade toda. Então claro que as crianças estão precisando de material escolar novo. Quantas famílias estão impedidas de comprar o material por conta da condição financeira. Muitas crianças acabam, inclusive, não vindo à escola porque não tem material e não se sentem à vontade. A secretaria tem como resolver essa situação. Isso chegou para ser doado aos alunos, não é para ficar guardado em lugar nenhum”, disse Rose.

Procurada, a prefeitura de Petrópolis informou que por conta da outra chuva que a cidade enfrentou no dia 20 de março, as aulas só foram retomadas presencialmente no dia 24 do mesmo mês. E diante desse cenário, ainda está preparando o cronograma de entrega dos materiais escolares. Além disso, a secretaria informou que a distribuição dos itens vai priorizar os alunos atingidos diretamente pelos temporais e que os itens de higiene pessoal já foram distribuídos para as vítimas das chuvas.

POR RAPHAELA CORDEIRO

Foto: arquivo agência brasil

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.