Moradores da Rua do Túnel amanhecem ilhados após mais um buraco se abrir na região

Por Raphaela Cordeiro/Redação Correio da Manhã
Na Rua do Túnel, no Quissamã, em Petrópolis, desde o dia 15 de fevereiro a situação só vem piorando. Buracos aumentaram de tamanho, muros de casas desabaram e carros foram engolidos. Com a chuva da madrugada desta sexta-feira (1), alguns moradores da rua amanheceram ilhados. A localidade que vem sofrendo antes mesmo das fortes chuvas de fevereiro e março, soma problemas que precisam de soluções urgentes, e enquanto isso, o tempo passa e o medo dos moradores só aumenta.
Desta vez, mais uma parte da rua cedeu, deixando pessoas sem acesso a rua principal. Um tapume instalado pela prefeitura no início da semana é o único caminho disponível. “Eu sinto medo porque é meio arriscado. De repente cai alguma casa dessas, parece que a gente está esperando acontecer. O pessoal vem aqui, fala que vai fazer e não faz e a gente sabe que vai demorar. Eles precisam tomar uma providência o mais rápido possível. Quando tem previsão de chuva, dá mais medo. Se chover, vai cair mais coisa”, contou Paulo Giovani, morador da rua.
No início desta semana, o Governo do Estado informou que o Instituto do Meio Ambiente (INEA) é o órgão que vai ser responsável pelas obras de manutenção do Túnel Extravasor. Técnicos já estiveram no local, mas a previsão para o início das intervenções é só daqui a 40 dias. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) criou um grupo técnico para acompanhar as obras e garantir que elas estão em andamento, mas, até lá, os moradores se esforçam para enfrentar o medo que é estar na região.
Também nesta semana, um morador e um funcionário da prefeitura foram engolidos por um buraco que abriu na garagem de uma residência na localidade. Os dois seguem internados e só devem receber alta na próxima semana. Moradores continuam nas residências já que poucas casas foram interditadas. Uma rota de fuga por vias alternativas foi mapeada pela prefeitura. Em caso de impactos que dificultem o acesso à via principal da Rua do Túnel, a orientação é que os moradores sigam pelas vias alternativas, que são a Rua Quissamã e a Estrada da Saudade para chegar ao ponto de apoio. Além disso, agora, o Futebol Clube Palmeira é referência para o abrigamento das pessoas que estiverem em área de risco.
E com a previsão do tempo para este fim de semana, o medo aumenta. A Defesa Civil emitiu um alerta sobre a previsão de chuva de moderada a forte entre esta sexta-feira e sábado. A previsão é de que a chuva deve ganhar intensidade no período da noite e madrugada. A chuva pode se extrender para o fim de semana.
Foto: Thiago Alvarez