Idosos acima de 60 anos já podem se vacinar contra a influenza, em Petrópolis

Por Gabriel Faxola

Na última semana teve início a campanha de vacinação contra a Influenza, em Petrópolis, e nesta segunda-feira (18), foi a vez dos idosos, acima dos 60 anos, poderem se imunizar. São mais de 20 postos de saúde, que funcionam das 8h30 às 15h30, exceto nas unidades localizadas nas áreas rurais e nas que funcionam com terceiro turno.

“Eu tomo a vacina todo ano, se é preciso eu venho”, disse o aposentado Lucio Moreira. A aposentada Maria da Conceição tem a mesma opinião. “Tomem vacina, é muito importante!”, disse a aposentada Maria da Conceição.
Sebastião e Bernardete foram garantir a dose do imunizante, para terem um carnaval mais seguro. No próximo fim de semana, eles pretendem curtir a folia na cidade de Cabo Frio. “Todo ano a gente toma, e viemos correndo porque vamos viajar”, disse Bernardete de Oliveira.
A vacina contra a Influenza começou a ser aplicada no Brasil, em 2009. Na primeira campanha do país, o alvo eram os idosos acima de 65 anos de idade, e 87,3% da população desta faixa etária foi vacinada. Em 2021, apesar da pandemia, a cidade de Petrópolis registrou 85,9% da população idosa com a vacina, um resultado alto, a expectativa é que agora com a normalização da vacina contra a COVID-19, os imunizantes mais comuns, voltem a registrar um número mais alto.
O dia D da imunização para os idosos maiores de 60 anos e trabalhadores da saúde está previsto para ser realizado, em 30 de abril. Já a segunda fase da campanha vai de 03 de maio a 03 de junho, e neste grupo também estão incluídas as pessoas com deficiência, caminhoneiros, rodoviários, população indígena e população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, e condições clínicas especiais também devem ser imunizadas neste período.
“Até o momento 3.068 petropolitanos já foram vacinados. Para se imunizar é necessário levar o cartão de vacina e o cartão nacional do SUS ou CPF. A vacina tem deve ser feita anualmente como forma de minimizar a carga de infecções e evitar possíveis complicações e agravamentos da doença”, finalizou Thayene Varella, chefe da divisão de imunização de Petrópolis.

Confira a lista dos postos de saúde:

Centro de Saúde Coletiva
PSF Alto da Serra
UBS Morin
UBS Alto independência
UBS Quitandinha
PSF Santíssima Trindade
PSF Bairro Castrioto
PSF Comunidade São João Batista
UBS Mosela
PSF Moinho Preto
PSF Pedras Brancas
Ambulatório Escola
UBS Itamarati
Hospital Alcides Carneiro
PSF Carangola
PSF Vale do Carangola
PSF Fazenda Inglesa
UBS Araras
PSF Águas Lindas
UBS Itaipava
PSF Comunidade Primeiro de Maio
PSF Boa Esperança
UBS Pedro do Rio
PSF Secretário
PSF Posse
PSF Brejal

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.