Número de motocicletas em Petrópolis cresce 5,22% em um ano

De acordo com a Associação Brasileira do Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), a produção de motos caiu 15,1% em 2021, quando comparado a 2020. Apesar disso, o número de motos em circulação em Petrópolis aumentou. De acordo com o DETRAN, entre Janeiro de 2021 e Abril deste ano foram 1.455 novas motociclistas em circulação, o que representa um aumento de 5,22%.
No Brasil, as motocicletas correspondem a 26,9% de todos os transportes em operação. Dentre as regiões, o sudeste apresenta o maior índice com circulação de motos, apresentando 37,53% do total, seguido do Nordeste e Sul. No levantamento realizado pela Abraciclo, a Honda foi a montadora que mais produziu no país, com cerca de 700 mil unidades e foi seguida da Yamaha por 152 mil e BMW com pouco mais de 10 mil.
Após o aumento sucessivo da gasolina, que em 2021 sofreu reajuste de 73% desde o início do ano, o meio de transporte por duas rodas tem se tornado alternativa para os brasileiros economizarem combustível. Para Michel Valle, de 35 anos, a moto se tornou sua fonte de renda.
“Comecei a trabalhar como motoboy faz um ano. A pandemia foi um período difícil e hoje, apesar das dificuldades, com o aumento da gasolina e do perigo no trânsito, a moto tem sido minha renda principal”, concluiu.
A região sudeste apresenta o maior número de concessionárias da modalidade, são 720, sendo a maioria delas (402), em São Paulo