Moradores da Rua Nova denunciam risco de desabamento de residência e falta de pagamento do aluguel social

Após 66 dias das tragédias do dia 15 de fevereiro, moradores da localidade da Rua Nova, em Petrópolis, ainda vivem com medo e incertezas. A situação que já era ruim, se agravou ainda mais após às chuvas do dia 20 de março. Uma residência com registro de ocorrência RO-46744 vistoriada pela Defesa Civil na última quarta-feira (20) corre risco de desabamento após moradores escutarem estalos e parte da laje ceder. O receio dos moradores é que outros lares sejam atingidos.
A prefeitura foi à localidade no dia 1º de março e informou que adotaria as medidas necessárias para atender à população, no entanto, muitos ainda aguardam a promessa do governo municipal. Nesta quinta-feira (21) a equipe do Correio da Manhã voltou à região e o cenário de lama e destroços permanecem.

Além da falta de assistência no local, muitos moradores solicitam o pagamento do Aluguel Social, previsto para a última quarta-feira (20), pelo menos 15 pessoas que conversaram com a equipe, não recebem o benefício. De acordo com a Bruna, funcionária Pública, o proprietário da casa já está cobrando o valor. “Moro com meus dois filhos e não recebi nenhum valor, nem da prefeitura nem do Governo do Estado. E o proprietário não quer saber e o jeito é buscar ajuda para conseguir pagar”, informou. Apesar de ter o contrato de garantia para o recebimento do benefício desde o dia 9 de março, Renan também passa pela mesma situação. “Estou morando de favor há dois meses e preciso do aluguel para dar continuidade. São milhões de reais para a prefeitura e a população mesmo que necessita, não recebe. Prefeito, cadê o dinheiro?”, concluiu.
Pelo menos 15 moradores da Rua Nova permanecem sem o aluguel social e vivem na luta pelos direitos básicos, mesmo com toda a documentação em mãos. A nossa equipe procurou a prefeitura e o Governo do Estado questionando a situação, mas não obtivemos resposta até o fechamento da matéria.

Por Richard Stolzenburg
Foto: Marlus Renato