Profissionais da Rede Municipal de Educação de aguardam mais de seis horas em fila após término de contrato de empresa terceirizada com a Prefeitura de Petrópolis

Uma enorme fila que começava na Rua do Imperador, próximo ao número 30, e que estendeu até a altura do Teatro Dom Pedro no centro de Petrópolis, chamou a atenção de moradores e turistas nesta sexta-feira (22). Já o sentimento de quem aguardava era de indignação. Cerca de 500 profissionais da rede pública de educação da cidade, estavam em busca de atendimento para realizar os procedimentos burocráticos de transição da empresa De Sá, terceirizada da prefeitura, para a empresa Capital Ambiental. Mesmo com o fim do contrato, os profissionais continuarão vinculados à empresa até o dia 1º de maio.

Alguns tentaram se proteger do sol com guardas chuvas, mas após seis horas de espera, não tinham mais muitas alternativas que atenuassem o estresse e o cansaço de quem estava no local. Por conta do grande número de pessoas foram distribuídas senhas para organizar o atendimento. A demanda não foi suficiente e provocou revolta.

Na fila, os funcionários intercalavam entre si para se refrescarem na sombra. Clarisse chegou ao local por volta das 4h30 da madrugada para garantir um lugar na fila. Os profissionais começaram a ser recebidos por volta das 8h. “Eu fui a terceira da fila e fui muito bem atendida, apesar da demora. Na quarta-feira (20), a diretora do colégio aonde trabalho me entregou a lista com os documentos necessários e avisou que eu precisava vir aqui hoje para assinar um novo contrato”, disse a cozinheira Clarisse do Nascimento

Ainda na sexta-feira (22) o prefeito Rubens Bomtempo anunciou a garantia de todos os direitos trabalhistas dos cerca de 1,2 mil trabalhadores da educação contratados pela empresa De Sá. A decisão veio após uma reunião na sede da prefeitura. “O nosso contrato se encerrou, mas os profissionais receberão todos os direitos trabalhistas. Esse é um compromisso que eu assumo”, garantiu o prefeito.

Por Larissa Martins

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.