Plantio orgânico pode ajudar consumidores a economizar

Com aumento de 25% no valor de verduras e legumes nos primeiros meses de 2022, influenciado pelo Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (IPCA), as compras têm pesado cada vez mais no bolso dos brasileiros. No entanto, a doação de algumas medidas pode auxiliar o consumidor final a economizar.
Criado em 2013 e com o objetivo de conscientizar à população sobre a alimentação saudável, o Projeto Semeamando, realiza ações voltadas ao plantio orgânico em Petrópolis, o trabalho é feito em escolas e comunidades da cidade. Parte do que é produzido é destinado para três unidades de ensino do município. No entanto, para criar a primeira horta são necessários alguns critérios.
De acordo com a Engenheira Agrônoma, Carolina Rodrigues, o processo é simples, mas é importante ficar atento durante todo o plantio e colheita. “É preciso verificar o local, se há sol na região, tipo de alimento que será plantado, a irrigação, o solo, afinal tudo é fundamental para que a hortaliça ou o legume possa crescer, seja por meio de mudas ou sementes”, comentou.
Para realizar o plantio é preciso verificar o calendário mais favorável para o desenvolvimento de cada alimento. Dentre os tipos que podem ser plantados durante todo o ano estão: abóbora, beterraba, berinjela, salsinha, cebolinha, dentre outras. “Os produtos estão caros e criar uma horta seria uma boa opção para economizar, mas não tenho espaço em casa então o jeito é pesquisar preço mesmo”, disse a aposentada Márcia Oliveira.
Ainda de acordo com a engenheira Caroline, para hortas pequenas há a possibilidade em mesclar diferentes produtos afim de economizar espaço. “Quando for realizar o plantio é válido mesclar os alimentos que usam mais áreas para se desenvolverem, com os que usam menos, como brócolis e salsa, por exemplo. Assim a pessoa conseguirá produzir mais opções do que se escolher apenas os que necessitam de espaços maiores”, disse.
Antes de plantar é necessário ainda verificar o solo, pois ele é que fornecerá boa parte dos nutrientes para os alimentos. Nesses casos deve-se analisar qual produto será plantado e as condições física, química e biológica dos solos.
Por Richard Stoltzenburg