Durante coletiva, governador Cláudio Castro anuncia acordo para o pagamento do aluguel social

Durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (29), na sede da Prefeitura de Petrópolis, entre o governador Cláudio Castro e o prefeito Rubens Bomtempo, foi assinado um termo de cooperação entre o estado e o município. A iniciativa surgiu após a necessidade da revalidação do aluguel social, por conta do alto número de pessoas que não tiveram direito ao benefício, mesmo após perderem as casas durante as chuvas de fevereiro e março.

“Esta é a primeira vez no Brasil que existe um benefício compartilhado entre município e estado. Isso faz com que Petrópolis cresça como gestor público e quem sairá ganhando é a população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o governador, o prazo é de 30 a 40 dias para que a questão do contrato do aluguel social seja finalizada, mas o pagamento será feito conforme a liberação da prefeitura. As mudanças são apenas para quem ainda não teve direito ao benefício. Para quem já recebeu, não serão feitas alterações.

“Decidimos unificar os cadastros. Desta forma, o estado repassará o valor total para a prefeitura que realizará o pagamento”, disse o governador Cláudio Castro.

As reuniões entre o governo e o município serão feitas periodicamente para avaliar as obras e questões municipais de acordo com a necessidade no momento. Foi anunciada ainda a disponibilização de um valor extra para os empresários, após o recurso disponibilizado pela AgeRio, de mais de R$ 200 milhões ter esgotado.

O próximo empréstimo deve ser menor do que o anterior, porém o governador não antecipou o valor, nem quando ele estará disponível. “Eu já tinha me comprometido a disponibilizar um valor extra e farei isso. Mas a AgeRio não tem apenas Petrópolis, tem o estado todo para cobrir. Mas garanto que me esforçarei para que o valor seja suficiente”, disse o governador.

Castro falou ainda do cronograma das obras que estão em andamento nas localidades em que visitou, e a importância de fazer cada uma delas da maneira correta para evitar novas tragédias. O “Programa Casa da Gente”, também foi um dos temas abordados. A iniciativa visa a construção de 250 moradias na região do Caetitu, terreno de responsabilidade da prefeitura.

“Vamos dialogar com os órgãos ambientais para que seja possível a realização desta obra”, disse Bomtempo.

Por Larissa Martins

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.