Petrópolis registra aumento de 170 casos de estelionato em março. Somente em 2022 foram 551 ocorrências

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), este ano o número de ocorrências de estelionato, em Petrópolis, aumentou 174% no mês de março, quando comparado ao mesmo período de 2021. São 108 casos a mais registrados. O número tem crescido desde dezembro.
Nos três primeiros meses deste ano, Petrópolis registrou 551 ocorrências do tipo. O que corresponde a todo o ano de 2019, quando foram registrados 543 casos, um aumento de 199% quando comparado a 2021.
Para o advogado Alessandro José Garcia, a tecnologia tem alavancado esse tipo de ocorrência, principalmente por meio da internet. “Estes crimes geralmente acontecem pelas redes sociais por meio de links e conversas, em que a vítima recebe uma oferta, promoção e afins”, informou.
Por isso, de acordo com o especialista os consumidores devem ficar atentos em questões como:
– Venda de produtos muito abaixo do valor de mercado
– Links compartilhados em grupos de mensagens
– Ofertas enviadas com vantagem
– Pedido de dinheiro emprestado ou doação
Nesses casos é importante que o consumidor procure fontes confiáveis para confirmar se as informações e/ou produtos têm procedência lícita. Caso a pessoa seja vítima deste tipo de crime, a orientação é que um boletim de ocorrência seja registrado. Ele pode ser feito de maneira online ou na delegacia.
Richard Stoltzenburg
Foto: Getty Images