Petrópolis registra quase mil novos MEIs no primeiro trimestre de 2022

O microempreendedor individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. É necessário faturar até R$ 81 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.
De acordo com dados do Sebrae, o número de pequenos negócios em Petrópolis é expressivo, tendo em vista que 5% dos pequenos negócios do Rio estão na Região Serrana. Cerca de 5,6 milhões dos MEIs do país estão no Sudeste, o que representa 52%.
Petrópolis registrou a criação de 992 microempreendedores individuais, nos três primeiros meses desse ano, segundo a Receita Federal. Até o fim de março, a cidade tinha cerca de 33 mil MEI’s inscritos. Apesar do alto número, a abertura de novos negócios foi menor se comparado ao mesmo período dos dois anos anteriores.
No primeiro trimestre de 2021, foram registrados 1.268 novos MEIs, enquanto em 2020, foram 1.047. Em 2019, o total de microempresas criadas foi menor e registrou 884. Os pequenos negócios também trazem impacto na geração de empregos. De acordo com o Sebrae, 46% das vagas de carteira assinada no Sudeste no ano passado foram criadas por micro e pequenas empresas – mais de 980 mil.