Grupo de Trabalho proposto pelo MPRJ criará protocolo de segurança sobre como agir no transporte público durante fortes chuvas em Petrópolis

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, acordou, durante reunião na terça-feira (10/05), a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo diferentes órgãos para elaboração de um protocolo de segurança sobre como agir em situações de fortes chuvas, voltado para o transporte público de Petrópolis.
Uma das ideias é orientar os motoristas de ônibus para que saibam como proceder em eventos de chuva intensa, prolongada e de alagamentos, a exemplo do que ocorreu durante a tragédia em fevereiro deste ano. Em princípio, integrarão o grupo de trabalho o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTRANS).
A promotora de Justiça Vanessa Katz explica: “Requisitamos a criação desse grupo de trabalho para que seja desenvolvido o protocolo e, futuramente, oferecida a capacitação aos profissionais que trabalham no transporte público. A ideia é aumentar a segurança de todos.”.
“Faz total diferença a pessoa saber como agir no momento correto. Trata-se de criar uma cultura de preparação para o desastre, com estratégia e capacitação. Outros dispositivos, como sensores e cancela para bloqueio do trânsito em determinadas vias, estão sendo planejados, mas são custosos. Entretanto, podemos agora nos planejar e treinar para enfrentar essas situações futuras”, disse Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do município, durante a reunião.
A primeira reunião técnica para iniciar os trabalhos ficou agendada para a próxima semana, com a participação dos órgãos operacionais. Na semana seguinte o grupo deve se reunir novamente com o MPRJ para tratar do tema.
Por MPRJ