Centro Alceu Amoroso Lima é considerado de utilidade pública para fins de desapropriação

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), em Petrópolis, foi considerado de utilidade pública, para fins de desapropriação. Diante disso, o município tem o prazo de até cinco anos, para promover os atos concretos destinados a efetivar a desapropriação do bem.

O decreto foi assinado na última sexta-feira (13), durante o lançamento do livro do teólogo Leonardo Boff. O ato tem como objetivo o fomento à conservação, recuperação e salvaguarda do rico acervo histórico do espaço cultural.

O local se propõe a manter e dar testemunho ao legado das palavras do crítico literário, escritor e professor Alceu Amoroso Lima, e contém várias obras de arte, documentos históricos e livros renomados de imenso valor não só para o patrimônio cultural da municipalidade, mas também do país.

A responsável pelo CAALL, Maria Helena Arrochelas, agradeceu a todos que se mobilizaram em favor da permanência do espaço. “Esse ato hoje é uma vitória para a gente. Com essa decisão estamos preservando a cultura da cidade. Eu estou muito feliz e agradecida a todos que se envolveram e participaram dessa conquista. O acervo do CAALL é um grande testemunho da democracia e da liberdade”, destacou.

O acervo, que hoje compreende aproximadamente 50 mil documentos entre cartas, fotografias, recortes de jornal, manuscritos entre outros, se propõe a divulgar a preservar o legado de Alceu Amoroso Lima. Todo o material está disponível à consulta e à pesquisa do público em geral.

Foto: Visite Petrópolis

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.