Prédio da Rua Floriano Peixoto terá o nome de Gabriel Vila Real, vítima da tragédia

A Prefeitura de Petrópolis anunciou que o prédio da Rua Floriano Peixoto, no Centro, receberá o nome de Gabriel Vila Real, adolescente, de 17 anos, que foi uma das 234 vítimas das chuvas de 15 de fevereiro. Ele estava em um dos ônibus que foram arrastados pelas chuvas na Rua Washington Luiz. Nos dias seguintes a tragédia, as buscas por seu paradeiro mobilizaram familiares e amigos. O corpo de Gabriel foi encontrado sete dias depois. Em imagens que circularam na internet, ele aparece tentando se salvar e as outras pessoas que estavam nos ônibus.
Leandro da Rocha, pai de Gabriel, apoia a atitude da prefeitura e agradece a homenagem. “Famílias poderão ser alojadas neste prédio. Então essa homenagem é muito justa. O prédio receberá uma placa com o nome do Gabriel, pela sua atitude heroica, em tentar ajudar a salvar vidas ali naqueles ônibus. Estou muito feliz”, disse Leandro.
No prédio, são 32 unidades habitacionais adquiridas pelo município. O valor da compra foi de R$ 3,5 milhões. Segundo a prefeitura, para esse pagamento, o município utilizou parte do recurso enviado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a Petrópolis, que totalizam R$ 30 milhões.
Além disso, foi informado pela prefeitura que, por enquanto, o prédio vai servir como um abrigo transitório. “A prefeitura efetuou o pagamento do prédio da Floriano Peixoto. A prinício esse prédio seria utilizado para moradia de quem foi afetado com a tragédia. Agora, a prefeitura está vendo a possibilidade dele ser utilizado como um abrigo transitório, onde as pessoas serão alocadas lá até conseguirem um lugar definitivo”, explicou o presidente da Câmara dos Vereadores, Hingo Hammes.
Por Raphaela Cordeiro