Dia Nacional do Café é comemorado hoje (24)

O Dia Nacional do Café é comemorado hoje (24). A data foi escolhida em 2005, e incluída no calendário de eventos do país, por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café. O Brasil é o maior produtor mundial de café. O produto chegou em solo brasileiro em 1727, e desde então é considerado um dos mais importantes para a história do país.

Por ano são exportadas cerca de 26 milhões de sacas de café, um rendimento de aproximadamente R# 2 bilhões. Atualmente, mais de 1,8 milhão de hectares no país são dedicados ao cultivo do grão.
Informações divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café, indicam ainda que nove em cada dez brasileiros, com mais de 15 anos, consomem café.

Seja ele carioca, cappuccino, expresso ou americano, o café é sem dúvidas um dos “queridinhos” do país, que conta ainda com o Vale do Café: conjunto de 15 municípios da região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense. Entre elas estão as cidades de Vassouras, Valença, Paty do Alferes, e Paraíba do Sul. Em 1860, todas elas eram responsáveis por produzir em média de 75% do café consumido no mundo. Hoje cerca de 30 fazendas estão com visitação aberta ao público.

O grão do café é rico em antioxidantes e outras substâncias que ajudam o corpo a liberar energia. Mas é preciso tomar cuidado, de acordo com a nutricionista Juliana Schaefer, em excesso a bebida pode causar problemas a saúde:

“Não só a prevenção do envelhecimento precoce, mas o café também ajuda com doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Além disso, a composição tem cafeína, que atua como energético, estimulante, melhora o humor e a disposição física. O café não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, insônia e ansiedade. Além disso, crianças menores de dois anos não devem consumir o produto”, explicou.

Por Gabriel Faxola/ Imagem: Pexels

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.