Indicação legislativa quer dar desconto na conta de luz para locadores que aceitarem animais no Aluguel Social

O Conselho Municipal de Proteção aos Animais (COMUPA), realizou nesta semana uma audiência pública para debater situações dos animais, principalmente aqueles que estão no impasse por causa do Aluguel Social em Petrópolis. Muitas famílias estão enfrentando problemas para encontrar um imóvel que aceite receber o pagamento pelo Aluguel Social. Além disso, muitos locatários não aceitam animais na hora de fechar o negócio.

Para incentivar a aceitação desses animais no programa, foi apresentada uma Indicação Legislativa, já protocolada pela vereadora Gilda Beatriz, para que os proprietários de imóveis, que alugam para o Aluguel Social, recebam desconto na contribuição de iluminação pública, caso aceitem animais. “A gente discutiu muito um meio de ajudar essas pessoas. A ideia é a gente fazer a concessão da CIPE. Todo mundo paga essa contribuição e esse dinheiro vai para o município. A ideia é que o município possa tira um percentual pro proprietário que alugar o imóvel, deixando que essa pessoa leve seu animal”, explicou a vereadora.

A indicação também evitaria que este animais sejam abandonados. Segundo o COMUPA, houve um aumento no número de cães e gatos nas ruas da cidade, indicando um aumento no abandono. A conclusão do COMUPA é de que, as dificuldades das famílias em locar imóveis pelo programa do Aluguel Social estejam influenciando neste aumento.

“A gente não sente isso não só na cidade, como também no distritos, que é o surgimento de animais desconhecidos e desorientados. Eles não tem hábito com a rotina das ruas. Diferente daqueles animais que você vê atravessando na faixa, que são os cães comunitários. Esses novos cães podem causar acidentes, impactos no turismo e na organização urbana”, explicou o presidente da COMUPA, Carlos Eduardo Pereira.

Na reunião também foi proposto à prefeitura que a coordenadoria de comunicação implemente uma campanha de conscientização da sociedade. No projeto, seria comunicado as necessidades dos desabrigados, afim de alertar que outros eventos climáticos intensos podem atingir áreas distintas. Além disso, a campanha teria como objetivo enfatizar que a solidariedade deve estar sempre presente nestes momentos. Agora, a indicação vai ser votada pelos vereadores e, recebendo cinco votos a favor, vai ser encaminhada para a Prefeitura de Petrópolis.

Por Raphaela Cordeiro

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.