Campanha “Junho violeta” alerta para violência contra idosos

Ao longo de todo o mês de junho, a campanha “Junho violeta”, vai marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho. Nos anos de 2020 e 2021, a campanha aconteceu de forma remota, por conta da pandemia, mas neste ano, vão ser realizadas ações para o público idoso, para a conscientização sobre os casos de violência.
No município, a lei é de 2019, de autoria do vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Petrópolis, Hingo Hammes, e protege os idosos contra todos os tipos de violência. “Agora em 2022 a gente está propondo passeios pros idosos, palestras de conscientização para que eles saibam quem procurar em caso de violência. Nós programamos algumas atividades para este mês. Vamos iluminar a Câmara dos Vereadores com a cor do mês. Vamos levar os idosos para conhecerem os pontos turísticos, porque muitos não conhecem. Vamos fazer a entrega de moções para idosos e cuidadores. A gente espera que essa campanha cresça a cada ano, para que haja maior atenção para essa causa”, explicou o vereador Hingo Hammes.
São vários os tipos de violência contra pessoas da terceira idade, como por exemplo, agressão física, abuso psicológico, negligência, abandono, violência institucional, abuso financeiro, violência sexual, discriminação e violência patrimonial. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos das pessoas com mais de 60 anos.
“Com a pandemia, houve um aumento na violência doméstica de forma geral, não só os idosos, mas também as mulheres e crianças. A gente fala pouco dos idosos, infelizmente. Não só a violência física, mas também a mental. Tem muita gente que se aproveita dos idosos de forma financeira. Tem várias formas da gente conseguir ajudar esses idosos paque não sofram nenhum tipo de violência”, explicou o presidente da câmara.
As ações acontecem semanalmente, e toda a programação do mês, vai ser divulgada pelas redes sociais do vereador Hingo Hammes.
Por Raphaela Cordeiro