UPA e Centro de Especialidades continuam interditados após chuvas

Há 106 dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro e o Centro de Especialidades Maria Célia Machado, que ficam no mesmo terreno, em Petrópolis, precisaram ser interditados depois de um deslizamento de terra, provocado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no início deste ano. No mês de abril a Defesa Civil, chegou a remover 40 toneladas de pedras nos fundos do local, e desde então os atendimentos precisaram ser remanejados para outras unidades de saúde do município.

No local não há indícios de que obras estejam sendo realizadas. Em poucos minutos de observação, até mesmo pessoas comuns, ou seja, que não fazem parte da Defesa Civil ou Secretaria de Obras, conseguem identificar os riscos que a região ainda oferece. Há inclusive um bloco rochoso que aparenta estar solto. No terreno é possível encontrar diversos veículos parados na parte interna da unidade, mas os atendimentos não estão funcionando.

Por enquanto os atendimentos pediátricos têm sido direcionados para o Posto de Saúde Leônidas Sampaio, e para os hospitais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp, que também recebem adultos com sintomas respiratórios, assim como as UPAs de Itaipava e Cascatinha, sendo a última responsável ainda por atender pessoas vítimas de acidentes com animais peçonhentos.

A autônoma Luana Ferreira é mãe do pequeno Arthur, e relata que já precisou esperar cerca de cinco horas até conseguir ajuda para o filho. “As vezes a unidade Nelson de Sá Earp fica muito cheia, e não tem espaço para ficar com as crianças. Já esperei cinco horas por atendimento e foi complicado! Eu e diversas mães com bebês ficamos do lado de fora, a noite em uma tenda. Na UPA Centro pelo menos tem um espaço para aguardar o atendimento”, disse.
O Centro de Especialidade Maria Célia Machado, atende pelo menos 20 especialidades e agora está localizado no Centro de Saúde Coletiva Manoel José Ferreira, na rua Santos Dumont, no Centro. “Nós temos uma UPA no Centro da Cidade que está inativa e a população precisa de respostas! A unidade é necessária para todos”, disse a presidente do grupo União das Lideranças Comunitárias de Petrópolis, Cassia Hammes.
Fotos: Thiago Alvarez