Vacinação contra influenza terá “Dia D” em 4 de junho

São 45 postos entre o 1º e o 5º distritos prontos para receber os petropolitanos para mais um “Dia D” da vacinação contra a influenza. De acordo com a Secretaria de Saúde, todos devem atualizar o esquema vacinal, uma vez que o vírus sempre sofre mutação.
“A gente está com o segundo dia D agendado porque a campanha já está em fase final. A previsão é que ela seja finalizada no próprio dia 4 de junho. Mas ainda estamos aguardando informações do Ministério da Saúde para saber se a vacinação será estendida para outros públicos”, disse Thayene Varella, chefe da divisão de imunização da secretaria de saúde de Petrópolis.
Até o momento apenas idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, e crianças menores de cinco anos, podem comparecer a um dos postos, das 8h às 16h. Com exceção dos postos do Brejal e Vale das Videiras que funcionam das 8h às 15h30.
“É muito importante que as pessoas procurem as unidades de saúde pois a previsão de encerramento é para este sábado. A gente não tem tido uma boa cobertura vacinal, e estamos em um período que antecede o inverno. Por isso fazer com a vacinação da influenza avance no município é uma forma de garantir uma proteção maior para as síndromes gripais que normalmente aumentam no período mais frio do ano”, esclareceu Thayene.
Gestantes, puérperas, professores, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento também podem procurar pela vacina. Assim como as pessoas com deficiência, caminhoneiros, rodoviários, população indígena e população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais também devem ser imunizadas.
Para se vacinar é necessário estar com a caderneta de vacinação, e o documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional do SUS em mãos.
Por Gabriel Faxola
Foto: arquivo Gilberto Marques/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil