MPRJ e Prefeitura de Petrópolis fazem vistoria em locais afetados pelas chuvas na 24 de maio

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou uma vistoria na comunidade 24 de maio na manhã desta quinta-feira (2). Essa vistoria, promovida pela procuradora Denise Tarin e membros da Prefeitura de Petrópolis, foi solicitada pela presidente da Associação de Moradores, Odete da Silva.
Durante a vistoria, foram verificados os pontos mais afetados na comunidade pelas chuvas do início do ano, como por exemplo, a quadra esportiva. No final de abril, um acordo realizado na 4ª Vara de Justiça de Petrópolis pede que o Governo do Estado realize a Regularização Fundiária Plena em algumas comunidades do município. A comunidade 24 de maio seria o projeto piloto desta regularização.
O MPRJ entende que o processo pleno, vai muito além da entrega de título de propriedades, onde são tratados a saúde, saneamento básico e avaliações de risco. A ideia é que, junto das intervenções pós tragédia nas comunidades, seja realizada também a Regularização Fundiária Plena com o Instituto de Terras do Estado e outros órgãos do Governo do Estado e da prefeitura. Durante a visita, a prefeitura vistoriou a quadra da 24 de maio que ainda tem muitos entulhos desde a tragédia. A COMDEP informou que vai começar a limpeza da quadra nesta sexta-feira (3) e será finalizada em 10 dias.
Estavam presentes o prefeito Rubens Bomtempo, a procuradora do MPRJ Denise Tarin, o secretário de defesa civil Gil Kempers, o secretário de obras Almir Schimidt e o presidente da comdep, Leonardo França.