Com apoio do Governo do Estado, 16 cervejarias artesanais ganham espaco na Oktoberfest em Petrópolis

Nesta sexta-feira (10), 16 cervejarias artesanais de diferentes regiões, estiveram presentes na Casa Odin em Petrópolis, para assinar um contrato de locação, financiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que incentiva a participação dos pequenos comerciantes na Oktoberfest, evento previsto para o próximo dia 17 no Parque Municipal Paulo Rattes.
Os preparativos para a próxima Oktoberfest estão a todo vapor, com grande parte dos hotéis ocupados, a expectativa tem sido das melhores. E agora, um novo passo para compor a “vila germânica”, como forma de incentivo do comércio local, foi financiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
“A gente criou um estande para receber as microcervejarias da região, muitas delas por conta pandemia e dos desastres naturais, não conseguiriam participar, então por isso decidimos dar oportunidade para estes empreendedores locais participarem desta festa tão importante”, esclareceu o deputado estadual Gustavo Tutuca.
A Oktoberfest, é um dos eventos responsáveis por reforçar o título de Petrópolis como a “Capital da Cerveja”. Apesar da intensa e diversificada quantidade de cervejas pelo local, a programação vai muito além disso.
“Quem estiver por lá vai encontrar muitas brincadeiras tanto para adultos quanto para crianças, as interações estão muito legais! Apresentações de batalhas vickings, e muita música, são três apresentações por dia, além da banda alemã durante todo os dias de evento”, disse o idealizados da Oktoberfest, Rodrigo Duarte.
O empresário cervejeiro Felipe Carvalho, diz que incentivos como o do Governo do Estado, são responsáveis por fomentar a economia da cidade. “Além de ser de extrema importância, com o cenário de baixa economia e as coisas da cidade ainda não estão na sua forma normal. Isso vai ajudar não só o empresariado, mas o centro da cidade por exemplo, a Oktoberfest vai conseguir atrair o turismo para toda a cidade! Isto com certeza foi visionário”, esclareceu Felipe Carvalho.
Foram investidos aproximadamente 200 mil reais para a compra do espaço aos cervejeiros, como forma de agradecer e homenagear, foi entregue uma placa de reconhecimento da classe ao deputado. Tutuca ainda disse que, o Estado tem investido no turismo e em eventos por todos os municípios do Rio de Janeiro.
“O Rio tem uma grande marca, que é a capital, mas agora nós atuamos dando atenção para os municípios de interior, o resultado foi muito positivo”, disse o deputado.
O Governo do Estado fez um trabalho durante dois meses em diferentes regiões do país para divulgar e fortalecer a cultura e a economia de outros municípios fluminenses. Durante o período foram instalados óculos de realidade virtual em ambientes públicos, que qualquer pessoa poderia utilizar o equipamento para conhecer as belezas e atrações turísticas de diferentes cidades do interior do Rio.
Além da cerimônia, nesta sexta-feira (10) também foi lançado o site do turismo cervejeiro. Que mostra a rota ideal para curtir o melhor das cervejas pelas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim. Para o empresário cervejeiro Vinicius Agostinho, os incentivos trazem esperanças de uma movimentação cultural e econômica.
“Isso foi na hora certa para a gente, a retomada pós-pandemia e pós-tragédias foi muito difícil. Esse apoio chegou na hora certa para fortalecer ainda mais na nossa união”, disse Vinicius.
Por Gabriel Faxola