Inpas passa a ter acesso mais ágil a dados de óbitos de aposentados e pensionistas

O Inpas (Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis) já conta com uma nova ferramenta para acompanhar os dados dos cartórios de registro civil de todo o país. É um serviço que possibilita que a autarquia saiba com rapidez, por exemplo, os óbitos de aposentados ou pensionistas do município.
Dessa forma, reduz-se a possibilidade de fraude nos pagamentos do Inpas. Fica muito difícil, por exemplo, um parente ou amigo usar indevidamente o cartão de um aposentado ou pensionista que morreu.
“Com o novo sistema, já identificamos um óbito dois dias depois de ele ter acontecido. Temos mais eficiência agora. É um serviço que melhora a gestão da previdência municipal. Dá mais transparência e confiabilidade à administração. Mais respeito aos recursos do contribuinte”, disse o diretor-presidente do Inpas, Claudinei Portugal.
A ferramenta é o serviço de consulta ao Sirc (Sistema Nacional de Informações de Registro Civil), fruto de um convênio firmado entre o Inpas e a empresa pública federal Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), vinculada ao Ministério da Economia.
O convênio foi assinado no dia 3 de maio. Como explicou Portugal, desde que o prefeito Rubens Bomtempo assumiu a Prefeitura, no fim de dezembro de 2021, o Inpas vem trabalhando para firmar esse convênio.
Antes desse sistema, havia um outro, mais arcaico, sem comunicação direta com os cartórios. No entanto, deixou de existir no fim de ano passado. Além disso, por conta da pandemia, o Inpas suspendeu em 2020 e 2021 a prova de vida. Todo esse contexto fez com que a autarquia não tivesse informações completas e atualizadas dos seus aposentados e pensionistas nos últimos anos.
“Agora, já com o serviço em funcionamento, identificamos, ao todo, 12 óbitos que não tínhamos conhecimento. Sendo que um foi em 2020, e dois foram em 2021. Já entramos em contato com os bancos e vimos que não houve movimentação nessas contas bancárias. Agora, vamos solicitar o estorno desses valores ao município”, disse Portugal.