Governo do Estado comemora um mês de reabertura dos Centros de Referência da Juventude

Unidades em Manguinhos e no Jacarezinho já preencheram todas as vagas dos cursos oferecidos e preparam abertura de novas turmas

Um mês depois da reinauguração dos Centros de Referência da Juventude (CRJs) de Manguinhos e do Jacarezinho, na Zona Norte da capital, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Ação Comunitária e Juventude, comemora o sucesso e as quase mil vagas preenchidas nos cursos oferecidos nas duas unidades, que já planejam abertura de novas turmas.

– Esses resultados nos orgulham. Os centros, que fazem parte do programa Cidade Integrada, são uma realidade pros jovens do Jacarezinho e de Manguinhos, e outras unidades serão abertas criando oportunidades de futuro da juventude – comemora o governador Cláudio Castro.

O secretário de Ação Comunitária e Juventude, Gelby Justo, que esteve ao lado do governador Cláudio Castro no dia da entrega dos equipamentos à população, também celebra os resultados deste primeiro mês e acredita que ainda há muito o que fazer para os moradores das duas comunidades.

– No dia da reinauguração, disponibilizamos 480 vagas no CRJ de Manguinhos e 490 em Jacarezinho. Antes de fecharmos o primeiro mês, já completamos todas as vagas. Ainda é pouco para o que queremos atingir. Até o fim deste ano, nosso objetivo é estar atendendo 2 mil moradores em cada um dos equipamentos e ainda implementar novos cursos, envolvendo músicas e games — explica Justo.

As duas unidades funcionam diariamente e oferecem diversas atividades. Em Manguinhos, por exemplo, os cursos oferecidos são barbearia; sobrancelha e maquiagem; reforço escolar; ballet; karatê; jiu-jitsu; capoeira; futebol; jazz e aprendiz integrado. Já na unidade do Jacarezinho, é oferecido reforço escolar; jiu-jitsu; muay thai; capoeira; funcional; barbeiro; manicure; teatro e aprendiz integrado.

– O programa Cidade Integrada chegou com a responsabilidade de renovar os espaços públicos existentes e construir novas oportunidades para os moradores. A grande procura pelos cursos oferecidos nos CRJs mostra que existe demanda e que estamos no caminho certo – diz o coordenador executivo do Programa Cidade Integrada, Allan Borges.

Além de receberem gratuitamente os uniformes e todo o material de apoio dos cursos, os alunos dos CRJs de Manguinhos e Jacarezinho têm acesso a 1.500 refeições (café da manhã, almoço e sopa) oferecidas pelo programa RJ Alimenta, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de segunda a sexta-feira.

As informações sobre os cursos e as atividades dos centros podem ser consultadas nas redes sociais, no perfil dos Centros de Referência (@supjuventude_rj). Em Manguinhos, o CRJ funciona na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184. A unidade do Jacarezinho fica no Largo do Cruzeiro, sem número.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.