Quilombo da Tapera terá endereço com CEP

A Estrada da Tapera, no Vale do Cuiabá, vai deixar a informalidade para tornar-se endereço oficial da única comunidade remanescente de quilombo em Petrópolis, que possui cerca de 70 pessoas. A oficialização do nome foi acertada nesta terça-feira (14) pelos moradores com os coordenadores municipais de Planejamento e Gestão Estratégica, Thiago Damaceno, e de Promoção da Igualdade Racial, Filipe Graciano Neves, e o presidente da Câmara de Vereadores, Hingo Hames.
A formalização do nome dará CEP ao endereço do Quilombo da Tapera e pôr fim aos transtornos da comunidade com os Correios, empresas de serviços e lojas. No encontro com os representantes da Prefeitura e do Legislativo, os moradores se comprometeram a enviar abaixo-assinado ao presidente da Câmara, que transformará a reivindicação em projeto de lei, a ser aprovado e depois sancionado pelo prefeito Rubens Bomtempo.
Na falta de endereço oficial, os moradores costumam ter cartas e entregas desviadas para a portaria de um condomínio vizinho, localizado na Estrada Ministro Salgado Filho. “Moramos a cinco quilômetros de distância dessa estrada. Receber cartas e encomendas é problema permanente, que só vai acabar com a legalização do nome da estrada”, diz o presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Tapera, Alex Sandro André Barbosa.
Para Filipe Graciano Neves, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, o apoio “reafirma o compromisso da Prefeitura com o reconhecimento jurídico da identidade étnica do quilombolas e com a garantia de posse de suas terras”.
Foto: Comunicação Fórum de Comunidades Tradicionais