Saiba como economizar na energia durante os dias mais frios

As temperaturas mais baixas já chegaram no estado do Rio de Janeiro, o que gera uma mudança de comportamento nas pessoas, tendo em vista que nestas horas toda forma de se esquentar é válida. Como banhos mais quentes, e a utilização de aquecedores e secadoras de roupas, por exemplo. Mas apesar do bem-estar que estes aparelhos podem proporcionar é preciso ter cuidado, pois a adoção destes novos hábitos podem trazer prejuízos na conta de luz.

“Nesse período mais frio é muito comum usar equipamentos que aquecem por mais tempo. E o principal deles é o chuveiro elétrico. Para ter uma ideia, em uma família de quatro pessoas com cada um deles demorando 15 minutos no banho por dia, isso pode representar cerca de R$ 173 por mês a mais na conta”, esclareceu o responsável por faturamento da Enel, Marcos Aurélio Silva.

Em dias mais frios uma forma de economizar durante a manhã é deixar as janelas abertas, e usar o máximo possível a luz natural. Uma curiosidade interessante que nem todo mundo sabe, é que as paredes e tetos com cores claras refletem melhor a luminosidade fazendo com que o ambiente esquente mais rápido.

Quando falamos de aparelhos eletrônicos é importante ficar atento! Para evitar surpresas no fim do mês. Isso porque muitas vezes as televisões e computadores ficam ligados sem que ninguém esteja usando. Reduzir a temperatura da geladeira e evitar abrir a porta desnecessariamente também podem ajudar a economizar.

“Em geral a dica que nós damos é que as pessoas só liguem os aquecedores se estiverem no ambiente em questão. Já as máquinas de lavar devem ter a função de aquecimento desligada. Nesta época a água está mais gelada então o consumo de energia é maior”, finaliza Marcos Aurélio Silva.

Por Gabriel Faxola/ Foto: Pexels

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.