Vinte e quatro celulares foram furtados só em abril em Petrópolis

Hoje em dia a preocupação de quem tem um celular roubado ou furtado vai além do prejuízo material do aparelho. O smartphone substituiu a carteira e com o avanço dos aplicativos bancários e da quantidade de dados disponíveis o transtorno agora envolve os riscos de ter informações e senhas valiosas nas mãos dos bandidos.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 65 furtos de celulares em Petrópolis, só no mês de abril foram 24 casos. Um aumento significativo se comparado ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 45 casos nos primeiros quatro meses, e apenas quatro em abril.

O advogado Fernando Souza alerta que a prevenção é a melhor medida de segurança, já que permite que a vítima recupere os dados roubados com mais facilidade. E em caso de ter o celular furtado, algumas medidas também são importantes para evitar danos maiores. “Se o seu celular foi roubado, é preciso fazer uma ocorrência na delegacia; ligar para operadora para solicitar o bloqueio; ligar para os bancos para solicitar o bloqueio dos cartões logados no telefone e, por fim, deslogar de todas as redes sociais. Pois, os bandidos usam essas informações para posteriormente fazer estelionato”, disse o advogado

Ainda segundo o especialista é preciso ficar atento também às ligações e mensagens suspeitas, principalmente no Whatsapp, de pessoas que solicitam a transferência de dinheiro. ”Tem que tomar cuidado, evitar de passar informações pessoais por telefone. Se a pessoa pedir dinheiro por meio das redes sociais, ligue antes para confirmar se a informação procede.”, concluiu.

Por Larissa Martins

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.