Setor de tecnologia enfrenta falta de profissionais

A pandemia acelerou a informatização de vários serviços e isso produziu reflexos no mercado de trabalho. Segundo o IBGE a tecnologia da informação tem crescido desde 2020, quando o isolamento social obrigou as pessoas a ficarem em casa e automaticamente a usarem os serviços de delivery com mais frequência.

Por isso, serviços de transporte de carga, logística de transporte e armazenagem de mercadorias tiveram um aumento significativo por conta da ampliação do comércio eletrônico. “Hoje em dia tudo está vinculado a tecnologia. Muitas empresas estão migrando o modelo presencial para o digital, então é um setor que tem crescido muito”, disse o empresário Tiago Ferreira

Segundo a associação das empresas de tecnologia da informação e comunicação, as empresas brasileiras de tecnologia devem gerar 797 mil novos profissionais até 2025. Apesar disso, há uma carência por trabalhadores no mercado, e um déficit anual de 530 mil talentos em cinco anos. O que mostra a necessidade urgente de formação de profissionais na área.

“A gente já vinha com problemas de formação há tempos porque o Brasil dá mais oportunidade do que forma profissionais”, disse o empresário Marcelo Carius. Ainda de acordo com o Marcelo, o setor tem sido muito importante para movimentar a economia local. “Em três anos já foram mais de 15 milhões de reais injetados no município”, conclui.

Por Larissa Martins

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.