Secretaria Estadual de Educação doa 40 notebooks ao Colégio Estadual Rui Barbosa, em Petrópolis

Nesta terça-feira (21), membros da Secretaria Estadual de Educação estiveram no Colégio Rui Barbosa, em Petrópolis. Durante a visita foram doados 40 notebooks para o colégio. A doação é uma parceria da secretaria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle, conta que o Colégio Rui Barbosa foi escolhido para ganhar os aparelhos por ter servido como base para o recebimento de doações de alimentos e acolhimento dos desabrigados das chuvas que atingiram o município este ano.
“Essa escola funcionou como uma base de apoio do Governo do Estado naquele momento triste. Portanto nada mais do que merecido fazer este gesto a essa unidade escolar dando a oportunidade aos nossos alunos de terem acesso a esses equipamentos de última geração”, explicou o secretário.
Após dois anos de pandemia com o ensino defasado e a distância, a doação traz mais um sinal de esperança. O material tecnológico beneficiará 1.160 alunos que vão usufruir do equipamento na “sala maker” da escola.
“Hoje praticamente 100% das unidades da Seeduc, as 1.232 escolas, possuem a ‘sala maker’ e todas elas estão sendo equipadas com computadores porque o mundo, praticamente, se tornou tecnológico. Os nossos alunos precisam desses equipamentos para o conhecimento como um todo. Isso é extremamente importante para o desenvolvimento da educação como um todo”, explicou o secretário.
A ação faz parte do projeto Seeduc Mais Perto, que tem como objetivo trazer a Secretaria de Educação para dentro das escolas estaduais. O projeto já percorreu outras cidades do estado, e agora chega à Região Serrana. Nesta terça-feira (21), a visita foi feita em Petrópolis, na quarta-feira (22) a secretaria estará em Três Rios e na quinta-feira (23) é a vez de Teresópolis.
“Esse projeto foi pensado para ser uma forma de romper esta barreira e encurtar a distância entre a sede da Secretaria de Educação e as nossas escolas, servidores e alunos, a comunidade escolar de forma geral. É para que a gente perceba de perto as necessidades do nosso público, e possa orientar melhor os nossos servidores”, explicou a professora Patrícia Reis, idealizadora do projeto.
A iniciativa, que está percorrendo o estado, leva mais de 50 tipos de serviços ao público. Os técnicos da Seeduc atendem assuntos referentes a aposentadoria, quadro de horários, pagamentos, transporte e inspeção escolar, infraestrutura, ouvidoria e movimentação, entre outros.
A diretora do Colégio Rui Barbosa, Patrícia Silveira, comemorou a visita da secretaria e falou sobre a importância de novos investimentos na educação e contou que a escola vai receber ainda melhorias na quadra esportiva.
“Durante a tragédia o secretário viu as carências do colégio e prometeu benfeitorias. Hoje ele veio aqui nos ajudar com essa doação. Além disso ele anunciou que vamos receber a cobertura da nossa quadra, o que é muito importante aqui para o nosso bairro que chove muito. Os nossos alunos amam a Educação Física e as vezes não conseguem ter aula porque o espaço é aberto. Essa é uma recompensa que a gente está tendo pelos dias difíceis após a tragédia”, explicou Patrícia.
A agenda da Secretaria de educação continua na Região Serrana nesta semana e segue para outras regiões do estado na semana que vem.
Por Raphaela Cordeiro