Este ano mais de 210 mil pessoas já sofreram com queda de energia provocada por pipas no estado do Rio de Janeiro

Um levantamento da ENEL Distribuição Rio aponta que nos cinco primeiros meses de 2022, mais de 210 mil clientes ficaram sem energia por causa de pipas que atingiram a rede elétrica. A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, foi classificada como uma das mais atingidas pela interrupção do fornecimento de energia causado pela soltura de pipas, com 11.287 registros de janeiro a junho de 2022.

“As interrupções causadas por quedas de pipas na rede geram grandes transtornos aos clientes, principalmente os que geram atividades comerciais. Por isso é muito importante entender os riscos de soltar pipas próximo a rede elétrica. Os pais devem orientar as crianças e adolescentes os cuidados necessários”, esclareceu o responsável pela unidade operacional norte da Enel Rio, Frederico Saad Peixoto.

A Região dos Lagos é o local em que foram identificados o maior número de registros. Com mais de 97 mil clientes que foram afetados de alguma forma. Além do risco causado pelo rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas podem causar desgaste na fiação, que pode gerar sérios problemas.

“É importante que a população entenda que pipa e rede elétrica não combinam, pode se tornar uma brincadeira muito perigosa. Além do rompimento dos cabos, a linha que se enrosca na rede causa desgaste, interrupções, curtos circuitos e risco de choques elétricos”, enfatizou Frederico.

Entre as dicas de segurança, na hora da brincadeira o recomendado é soltar as pipas longe da rede elétrica. É importante falar que caso a pipa se enrosque na rede, postes ou antenas, não tente arremessar objetos nos fios, porque isso pode ocasionar problemas muito maiores. Dicas como evitar materiais metálicos, rabiolas, cerol e linha chilena também ajudam a brincadeira ficar mais segura.

“É importante acionar as equipes da distribuidora, que possui todos equipamentos e treinamentos necessários para atuar na rede elétrica. Em caso de casos partidos é importante entrar em contato pelas redes sociais ou no telefone 0800 280 0120”, finalizou o responsável pela unidade operacional norte da Enel Rio, Frederico Saad Peixoto.

Em nota, a Enel distribuição Rio esclareceu que para evitar problemas com as pipas, a concessionária tem intensificado a orientação aos seus clientes, sobre os riscos e perigos para a rede elétrica. Em campanhas publicitárias, materiais informativos na conta de luz, site, entre outras ações.

Por Gabriel Faxola/Imagens: Enel Distribuição Rio

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.