Nova vistoria técnica é realizada na Rua do Túnel e obras devem iniciar até o final do mês de julho

Nesta segunda-feira (27), técnicos e engenheiros do Governo do Estado e representantes da Secretaria Municipal de Obras, estiveram mais uma vez na Rua do Túnel realizando uma vistoria técnica. Os representantes do Estado informaram que iniciaram hoje (28), o trabalho de prospecção do Túnel Extravasor do Rio Palatinato. Também estiveram presentes representantes da Coordena, empresa que ganhou a licitação para poder fazer esta parte de prospecção da obra.
A visita técnica foi acompanhada pelo presidente da associação de moradores, Antônio Lucio Monteiro. “Esse trabalho consiste em fazer toda a prospecção do Túnel Extravaso e ver onde ele está mais danificado, para poder passar para a empresa que vai realizar a obra em si”, explicou.

A empresa contratada vai interromper o fluxo de água que passa pela galeria pluvial para que os técnicos possam entrar no túnel e avaliar os principais pontos de intervenção. Todo trabalho de prospecção deve durar de duas a três semanas e então, a obra propriamente dita pode ser iniciada.
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) já havia informado que iniciaria a sondagem do Túnel Extravasor para determinar as primeiras intervenções para recuperação do equipamento, que foi muito afetado pelas chuvas de fevereiro e março. Naquela ocasião, a Seinfra também disse que a obra já poderia iniciar no mês de julho, levando seis meses para ser finalizada.

“A população se sente totalmente abandonada. Há mais de 20 anos vem abrindo essas crateras. Não só aqui na Rua do Túnel como mais para cima e também atrás do mercado que tem no Itamarati. Também na Rua Amadeu Camarota e na Manoel Fráguas. Tem problema em toda a extensão do Túnel Extravasor. Toda a população que mora no entorno do túnel o grande desejo é que isso seja resolvido o mais urgente possível. O grande medo é que aconteça uma grande catástrofe aqui e venha a óbito algumas pessoas”, explicou o presidente da associação de moradores.
Nesta terça-feira (28), o juiz Jorge Luiz Martins, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, esteve na Rua do Túnel para conhecer o local e entender os principais problemas que os moradores enfrentam. Está marcada para a próxima terça-feira, dia 5 de julho, uma nova audiência com o juiz para tratar especialmente das obras emergenciais do Túnel Extravasor. A visita foi acompanhada por Hélito Fráguas, morador da região que caiu em um dos buracos que abriram no local.
Por Raphaela Cordeiro