Taxa de inspeção sanitária: guia pode ser emitida pela internet

Pagamento até dia 29/7 traz desconto de 30% a 50%
O contribuinte já pode emitir pela internet a guia de pagamento da taxa de inspeção sanitária. Ou seja, agora, é possível fazer todo o processo de forma remota (preencher, emitir e pagar a guia), sem precisar ir até a Secretaria de Fazenda.
Para isso, basta acessar a página da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), clicar em “Serviços” e, em seguida, em “Vigilância Sanitária”. Na página seguinte, abaixo de “Emissão da Taxa de Inspeção Vigilância Sanitária 2022”, clicar em “Acessar o serviço”.
“Nos últimos cinco anos, o contribuinte precisava vir até a Secretaria de Fazenda para preencher e emitir a guia. Agora, é possível fazendo tudo de forma remota. A Prefeitura está desburocratizando o processo, facilitando a vida do contribuinte. Essa busca pela desburocratização é um trabalho que está presente em todas as gestões do prefeito Rubens Bomtempo”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.
O pagamento até o dia 29 de julho garante um desconto. Para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o desconto é de 50%. No caso de empresas de demais portes e autônomos (pessoas físicas), o desconto é de 30%. Em todos os casos, os boletos serão emitidos já com o desconto para pagamento até o dia 29 de julho.
Em caso de qualquer dúvida, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Fazenda pelo e-mail fiscalizacaotributaria@petropolis.rj.gov.br ou pelo telefone (24) 2246-8518. Além disso, na mesma página onde é emitida a guia, há um manual em pdf para orientar o contribuinte a preencher e gerar a guia (para isso, abaixo de “Emissão da Taxa de Inspeção Vigilância Sanitária 2022”, clicar em “Manual de orientações”).