Academia da Saúde do Cremerie é a primeira unidade a receber projeto de horta medicinal

Capim-limão, nirá, açafrão e manjericão são algumas das ervas presentes na nova horta suspensa, implantada na Academia da Saúde do Parque Cremerie, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz. O projeto ganhou a adesão dos usuários do espaço, que também recebem orientação sobre plantas medicinais.
Uma vez por mês, os usuários integrantes do projeto participarão de rodas de conversa com fitoterapeutas da Fiocruz, explicando sobre as vantagens da utilização das ervas. “A intenção é garantir que todos entendam e façam o uso correto das plantas. A ideia é disponibilizá-las aos integrantes das academias e contribuir para que sigam o exemplo em suas próprias casas”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Além do Parque Cremerie, as outras três Academias da Saúde – Castelo São Manoel, Vale do Carangola e Itaipava – também receberão o projeto. “O objetivo maior é trabalhar na prevenção de doenças e essa iniciativa é de grande importância para a população, pois além de cuidar da saúde de toda a população irá capacitá-los a produzirem suas hortas em casa com materiais recicláveis”, explica o supervisor das Academias da Saúde, Renato Garcia.