Especialistas apontam que problemas renais crescem 20% durante o inverno

O consumo de água, pode ser tarefa simples, mas nem todos os brasileiros ingerem a quantidade ideal, segundo especialistas. Durante o período de frio e com baixas temperaturas, a população toma ainda menos água, o que possibilita o surgimento de pedra nos rins.
Os cálculos renais podem são classificados como cristas ou areia e varia de tamanho conforme a gravidade. Dentre os sintomas mais comuns que podem surgir são: dores na lombar, uretra, bexiga e na parte frontal da barriga, caso não tratada, pode evoluir para uma obstrução urinária, até mesmo a perda do funcionamento do órgão.
De acordo com o urologista da sociedade Brasileira de Urologia, José Alexandre, um adulto deve ingerir quatro litros de água por dia. “O ideal seria essa quantidade, ou que boa parte seja água e o restante pode variar entre sucos naturais e chás. Durante o inverno as pessoas tendem a transpirar menos, o que leva ao menor consumo de líquido, o que aumenta a possibilidade de cálculos renais”, informou.
Mas os cálculos renais podem surgir durante qualquer período, por isso, o especialista ressalta a necessidade de uma alimentação mais equilibrada. “Deve-se evitar refrigerante, suco de caixinha e derivados, pois esses produtos contêm muito açúcar. O sal também deve ser usado de maneira adequada”, concluiu. Pessoas com histórico familiar também devem ficar atentas e visitar um médico para realizar um exame preventivo, pelo menos uma vez por ano.
Por Richard Stoltzenburg/ Crédito: Getty Images/iStockphoto