Moradores da antiga Estrada do Paiolin, em Pedro do Rio, ainda não receberam assistência da Enel, quatro meses após denúncia

Em abril deste ano, nós produzimos uma reportagem sobre alguns problemas que os moradores da antiga Estrada do Paiolin, em Pedro do Rio, vem enfrentando. Na região, quando por algum motivo falta luz, demora mais de 18 horas para que o serviço seja reestabelecido, além de problemas com podas na fiação e transformadores sem manutenção. Desde abril a nossa equipe vem cobrando a Enel, que já deu diferentes prazos para a realização destes serviços, que não foram cumpridos.
No dia 20 de abril, os moradores das 24 casas da Rua José Joaquim Rodrigues fizeram a primeira denúncia sobre a falta de manutenção, que deveria ser realizada pela Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, em Petrópolis. “Hoje já virou um apelo. Eu peço que a Enel venha fazer a poda na nossa estrada. Eles estiveram aqui para fazer uma poda em um trecho muito pequeno. Peço que a nossa rede seja verificada, porque ela é muito precária. É inadmissível que, nos dias de hoje, a gente fique 18, 20 ou 30 horas sem luz”, explicou a aposentada Beatriz Figueiredo, moradora da região.
“Como vários moradores, eu tenho a mesma insatisfação com essa operadora que presta esse desserviço de energia. As faltas de luz são constantes e as nossas reclamações raramente são atendidas. É comum ficar mais de 20 horas e dias sem energia. Nós já ficamos 12 dias sem energia”, contou a também aposentada Nadia Moreira.
Cinco dias após a reportagem ir ao ar pela TV Correio da Manhã, no dia 25 de abril, um carro da Enel esteve na localidade, mas nenhum serviço foi realizado. Nos foi informado de que a manutenção começaria na segunda quinzena de maio. No dia 31 de maio, a concessionária voltou ao local, realizou a poda em um pequeno trecho da via, o que não solucionou nem metade dos problemas. Então, os moradores voltaram a denunciar a falta de assistência.
Nos dias seguintes nenhum carro da concessionária esteve no local para finalizar o serviço. No dia 9 de junho a Enel informou que, dentro de 15 dias, uma equipe técnica seria enviada para a antiga Estrada do Paiolin para vistoriar o trecho da rua em que seria realizado o restante da poda e também para inspecionar os fios e transformadores do local. Mais um mês se passou e a concessionária não voltou no local.
Com a falta de poda, quando chove ou venta forte os galhos caem nos fios e nos transformadores, e interrompem a energia elétrica da região. “Quando a gente reclama, a gente pede para eles atenderem a nossa população, eles não estão nem aí. Na hora de pagar a conta de luz, mesmo que falte energia, a gente não tem nenhum desconto. É só ventar ou chuviscar que acaba a luz. Quando a gente precisa da energia, ela nos falta”, disse o vidraceiro Marcos Rabello, que vive na antiga Estrada do Paiolin.
Em nota, A Enel Distribuição Rio informou que, até o final da semana, enviará uma equipe técnica ao local para fazer uma nova inspeção e verificar possíveis pendências.
Por Raphaela Cordeiro