Moradores do Brejal estão há mais de um mês sem médico na UBS

Moradores do Brejal, na Posse, em Petrópolis denunciam que estão há mais de um mês sem médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. Para conseguirem atendimento eles precisam se deslocar para os distritos da Posse ou Itaipava e até mesmo Areal cidade vizinha.
Na unidade os pacientes estão sendo atendidos apenas por uma enfermeira. Segundo os moradores, a última médica que trabalhou na unidade saiu há mais de um mês. Os moradores afirmam ainda que procuraram a Prefeitura de Petrópolis para informar sobre o problema, mas o município disse que não havia previsão para a contratação de um substituto.
O presidente da associação de moradores disse que procurou a Secretaria de Saúde e vereadores da cidade, mas nada foi resolvido. “Aqui na localidade tem muitos problemas, mas o principal deles, no momento é a falta de médico. A gente tinha uma doutora que toda a comunidade gostava, ela fazia um ótimo atendimento. Já procuramos a Secretaria de Saúde e ninguém conseguiu nos ajudar”, disse Flávio Mello, presidente da associação de moradores.
Não é a primeira vez que a unidade opera sem médicos para atender a população. Há cinco anos a região ficou quase três anos sem médico. Muitas vezes a população precisa buscar atendimento em outras unidades, que ficam muito longe. A situação é ainda pior para quem não tem carro ou depende do transporte público.
“Muitas pessoas que moram aqui não têm condições de ir até outras unidades. Imagina um de nós passando mal para chegar até a Posse, por exemplo. Se a gente vai até Areal, por exemplo, a gente não pode ser atendido. Mandam procurar uma unidade de Petrópolis”, disse Flávio.
A região do Brejal conta atualmente com cerca de 2.200 habitantes que não sabem até quando vão ficar sem o atendimento adequado na UBS.
A equipe da TV Correio da Manhã procurou a Prefeitura de Petrópolis, para saber se há previsão para a contratação de um médico para a unidade, mas o município não se pronunciou.
Por Raphaela Cordeiro