Validade em embalagens de vegetais frescos não é mais obrigatória

Uma nova portaria do Governo Federal dispensa a validade das embalagens de vegetais frescos nos supermercados e mercearias. A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento defende que o consumidor tem condições de avaliar visualmente se o produto está ou não em condições de consumo. A dispensa da indicação de validade foi publicada no dia 22 de julho pelo ministério.

De acordo com a portaria, a dispensa evita o desperdício de alimentos, em especial de frutas que não podiam ser comercializadas após a perda do prazo de validade. A portaria aponta ainda que a validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto. “Assim que a fruta ou o vegetal fica verde, eu já logo jogo fora. Para ser sincera, eu nem reparo na validade desses produtos, que muitas vezes vai pro lixo junto com o plástico que embala”, disse a revisora, Margarete Felix.

A Secretaria Agropecuária defende que é possível, ao consumidor, identificar se os produtos estão podres, murchos ou com odor, características que indicam que eles não estariam bons para consumo. Até a publicação da portaria os produtos com prazo de validade vencido tinham que ser descartados, não podendo ser destinados a outros fins, como doação, por exemplo.

Os comerciantes eram autuados pelos órgãos de defesa do consumidor quando encontravam nos estabelecimentos produtos embalados com prazo de validade expirado. Assim, muitas frutas como, uvas embaladas, tinham que ser destruídas, mesmo estando em condições adequadas para o consumo.

“Meu pai era feirante então desde pequena ele me ensinou a identificar o alimento que já estava passado. As vezes a maça está vermelhinha por fora, mas por dentro está podre. Eu mesma sempre identifiquei a qualidade pelo aspecto, até na hora de comprar os vegetais no mercado”, disse a aposentada, Rita de Cássia.

Por Raphaela Cordeiro

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.