Projeto INcluir disponibiliza veículo ecológico para transporte de público durante a Bauernfest

O Projeto INcluir surgiu este ano com o objetivo de incentivar o lazer, turismo, educação e sustentabilidade, para que as pessoas com qualquer tipo de limitação tenham mais qualidade de vida. Para a 33ª edição da Bauernfest está sendo disponibilizado um veículo elétrico, que comporta cinco pessoas além de um lugar para cadeira de rodas, para incentivar que todas as pessoas tenham o acesso igualitário.
“Nós temos a lei da inclusão e o direito de ir e vir já está na constituição, no artigo 5, a acessibilidade é um direito e não um dever. Nós temos além das barreiras arquitetônicas, as barreiras sociais, como timidez e vergonha, a acessibilidade é para todos, não apenas para os PCD’s”, disse o idealizador do projeto Incluir, Chen Li Cheng.
Os não PCD’s também podem utilizar o veículo, mas para isso, precisam contribuir com R$ 5 ou doar 4L de óleo de cozinha usado. Os resíduos são destinados para uma empresa que vai gerar ICMS ecológico para o município.
“Para os PCD’s o passeio é gratuito. O projeto do óleo está acoplado no Projeto INcluir para quem não tem condições para garantir um valor para passear no veículo”, esclareceu a idealizadora do projeto INcluir, Alessandra Calini.
Quem ajudar com o dinheiro vai receber uma garrafa de água alcalina. Quem também esteve presente no local, foram os maratonistas seu Nonô e Verinha. “Foi um prazer imenso estar na companhia deles, para este passeio hoje”, disse Claudionor Xavier de Mattos, mais conhecido como Seu Nonô.
Já Vera Maria Bull, a Verinha, enfatizou que o veículo tem um conforto para fazer uma boa viagem.
“O veículo é estabilizado para quem tem essas limitações, então é importante que todos participem e sejam felizes”, falou Verinha.
O veículo vai estar disponível na Praça 14 Bis até o dia 28 de agosto, das 10h até às 18h30.
Por Gabriel Faxola/ Foto: Thiago Alvarez