Instituto de Segurança Pública divulga aumento de registros de lesão corporal culposa de trânsito

Você sabe o que é lesão corporal culposa de trânsito? Muita gente acha que se resume apenas a atropelamentos, mas a lei prevê muito mais que isso, como por exemplo, dirigir embriagado, apostar corridas em vias públicas, realizar manobras com veículos automotores e transitar em velocidade superior do que é permitido na via. Isso porque estas práticas colocam a vida de outras pessoas em risco.

A professora de inglês, Letícia Afonso, sabe da importância de sempre estar atenta na rua. “O trânsito não é brincadeira! Estamos falando da vida de outras pessoas e não só da nossa, se alguns querem apostar corrida, eles precisam procurar um local adequado para isto”, disse Letícia.

O Instituto de Segurança Pública (ISP), emitiu uma atualização sobre os dados de lesões corporais culposas de trânsito em Petrópolis. Em 2021 foram 274 registros. Já em 2022 o resultado impressiona, isso porque só nos primeiros seis meses foram 204 lesões. Quando comparada a mesma época do ano passado, o aumento foi de 19,3%.

Entre as reclamações dos motoristas, como o eletricista Pablo Oliveira Garcia, estão as manobras feitas de maneira imprudente. “Além de eles colocarem a vida deles em risco, fazendo manobras de moto, eles também podem acabar prejudicando outras pessoas”, desabafou Pablo.

Para motociclistas como Luiz Chaves, muitas vezes a questão é ter educação e respeito no trânsito.
“A pessoas precisam ter educação, porque em algum momento quem está pilotando também vai ser o pedestre. É preciso obedecer as leis, mas infelizmente há muitas pessoas mal educadas. Muita gente acha que só porque eu sou motociclista eu pratico as mesmas imprudências, mas nem todo mundo que pilota a moto faz essas coisas”, falou Luiz.

A pena de quem é enquadrado no crime de lesão corporal no trânsito é detenção de seis meses a dois anos. Além disso a habilitação é suspensa, sem possibilidade de renovação da CNH.

Por Gabriel Faxola

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.