Polícia Militar do Rio de Janeiro cria aplicativo para emergências no estado

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMRJ), criou o aplicativo 190RJ, como forma de melhorar o serviço 190 no estado. O serviço está disponível para teste nas regiões já atendidas pelo número de atendimento emergencial. O serviço ficou em média 30 dias em fase de testes e o objetivo é auxiliar a população.
Além das ocorrências urgentes, o 190RJ pode ajudar com ações preventivas. O serviço está em fase experimental e os testes do aplicativo vão durar 30 dias, a partir deste fim de semana. O mais novo serviço também vai ser interligado com a rede hoteleira, das zonas sul e oeste da cidade do Rio de Janeiro. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro.
Para a balconista Janaina de Brito, o serviço é de extrema importância na “Era Tecnológica” em que vivemos. “O tempo que você fica ligando é muito longo, são muitos questionamentos e perguntas antes da ação! Com o serviço de forma virtual, as perguntas são pré-definidas facilita o processo para quem realiza a denúncia e para quem vai recebê-la, torna tudo mais rápido e prático”, disse Janaina.
No aplicativo, as informações devem ser passadas em tempo real. Vai ser solicitado o local do delito, grau de risco e até a arma utilizada pelo criminoso. Depois do chamado, o serviço de inteligência da polícia vai enviar agentes para prestar serviço.
Por Gabriel Faxola