Senado aprova PL que altera delimitação do Parnaso

Um novo marco para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, criado em 1939, foi escrito na última quarta-feira, 1.  Em votação realizada, o Senado aprovou o projeto de lei 1884/2022, que altera a delimitação do parnaso, localizado no estado do Rio de Janeiro.  O projeto foi realizado pelo próprio parque.

Em Petrópolis parte da área, localizada no vale do Bonfim, vai deixar de ser região do parque e vai se tornar uma área de proteção ambiental, assim como o bairro da barreira em Guapimirim.  A mudança, deve beneficiar os moradores de ambas as regiões.

Apesar da redução nas localidades, em outras regiões foram ampliadas, como no distrito de Itaipava em Petrópolis.  Um dos grandes atrativos do parque, são as trilhas, procuradas principalmente no período do inverno. São mais de 200 quilômetros de caminhada.  Além de cachoeiras naturais e rapel.

As áreas adicionadas ao parque vão ser de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Já as partes retiradas, pela Apa Petrópolis, que também é um órgão federal. O projeto de lei foi encaminhado para ser sancionado pelo presidente. De acordo com Victor Valente, analista ambiental do ICMBio, essa é uma demanda antiga do parque. “Ocorreu um erro na delimitação do parque quando foi criado e isso gerou complicações, pois parte da delimitação englobava áreas já urbanizadas e de agricultores. Com essa aprovação e caso seja sancionada, todos serão beneficiados. Inclusive o turismo dessas regiões”, informou. Ainda de acordo com o analista, como parte da população vivia em uma área de proteção integral, as sanções ambientais eram mais rigorosas, com a alteração, as casas não precisam ser desapropriadas.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriga mais de duas mil e 800 espécies de plantas, e mais de 880 animais, incluindo animais em estimação e engloba os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim.

Por Richard Stoltzenburg

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.