Legislativo Municipal retoma o projeto Câmara Mirim

Dezessete crianças de 12 escolas municipais participaram, nesta segunda-feira (19/09), da 33ª edição do projeto Câmara Mirim. Criado em 2001, o projeto busca aproximar a Câmara Municipal da população, oferecendo a crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciarem um dia como legisladores. Os alunos são selecionados a partir de redações propostas em suas escolas e participam, como vereadores mirins, de uma sessão plenária completa, com eleição da Mesa Diretora, confirmação de presença, apresentação e defesa de indicações e votação. Todas as indicações aprovadas serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Chefe do setor de Projetos Especiais da Câmara Municipal, Pedro Henrique Santos destacou a importância da presença dos estudantes na sede do Legislativo municipal. “Muitos nunca sequer tinham entrado no Palácio Amarelo. A presença de cada um deles aqui é muito especial. É um momento do qual jamais vão esquecer, assim como não vão esquecer o que aprenderam aqui. A população deve estar cada vez mais inserida dentro da Câmara, pois a definição a ‘Casa o Povo’ não deve ficar apenas no papel. Conhecer o funcionamento da Casa facilita para a fiscalização e participação de toda a população”.
Durante a sessão, os vereadores mirins defenderam e votaram suas indicações, que incluíam incentivo a projetos turísticos e culturais, pedidos de melhorias em serviços públicos e reparos estruturais em ruas e equipamentos públicos, entre outras. Todas foram aprovadas e serão levadas pela Câmara, seguindo o rito legal, para análise do Poder Executivo.
O Projeto Câmara Mirim foi criado em 2001 e passou por uma alteração, em 2013, incluindo as escolas particulares no projeto. São realizadas duas edições por ano, uma a cada semestre, havendo um revezamento entre escolas públicas e particulares. O projeto foi suspenso durante a pandemia, em função das restrições impostas pela Covid-19, e foi retomado agora.