SAMU forma 100 socorristas voluntários em Petrópolis

Cem voluntários concluíram o curso de Formação de Socorristas para a População Vítima de Desastre, em Petrópolis. Ministrado pelas equipes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central de Regulação de Urgência do Samu, homens e mulheres foram submetidos a treinamentos com diversas situações e cenários, simulando eventuais desastres ou calamidades.
Os novos voluntários, que agora integram o Grupo de Socorristas Voluntários – GSV Amigos do SAMU, moram em diferentes pontos do município. “Eles estão habilitados a atuarem em situações de desastre em apoio no próprio bairro e auxiliar o SAMU no atendimento a população. São um braço a mais da Saúde do nosso município e devem ser reconhecidos, principalmente porque o voluntariado é um gesto de solidariedade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, quanto mais pessoas tiverem noções de primeiros socorros, mais vidas poderão ser salvas. “Isso porque, saber como agir até a chegada dos socorristas do Samu ou do serviço de emergência, reduz possíveis consequências mais graves às vítimas. Os alunos também receberam aulas teóricas com temas variados, entre eles, a abordagem ao paciente politraumatizado, acidentes com múltiplas vítimas e trabalho em equipe”, ressaltou.
“No curso os alunos receberam instruções diversas de como salvar vidas com manobras e ações simples que podem fazer a diferença quer seja em crianças, adultos ou idosos. Também aprenderam ações como desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, imobilização de fraturas, contenção de hemorragias e ainda a promover a segurança da cena para evitar que outras pessoas se acidentem”, explica o coordenador geral do Samu, Cláudio Morgado