Abordagem propõe resgate da autoestima para superar relações abusivas

As notícias sobre novos casos de relacionamentos abusivos, que muitas vezes levam a feminicídios, se multiplicam nos jornais. A violência não escolhe idade, classe social, nem região, mas muitas mulheres ainda têm dificuldade de perceber que precisam de ajuda. Uma nova abordagem propõe o resgate da autoestima como um primeiro passo para superar relações abusivas.
“Os casos aumentaram muito dentro dos lares durante a pandemia. As vítimas (mulheres) se queixam de “ter que aguentar”, seja porque dependem financeiramente ou, na maioria dos casos, por dependerem emocionalmente. Os abusadores narcisistas são geralmente indivíduos que têm compulsão por controle. Manifestam seu pseudo poder na violência, em todas as suas formas, física, psicológica, financeira, sexual, pois são as maneiras que encontram para conseguir seus objetivos”, analisou a psicóloga Marina Ribeiro de Castro (CRP 04-26811).
Segundo ela, é necessário reverter o comportamento submisso das vítimas para superar este tipo de relação. “A técnica Entrevista Motivacional tem sido um grande aliado das pacientes neste sentido. Após o reconhecimento do problema, por meio de uma série de exercícios de vivência, desencadeamos a motivação interna e propiciamos a elevação da autoestima e do amor-próprio”, explica a psicóloga, que fará um workshop sobre a Entrevista Motivacional no próximo dia 5 de novembro, das 14h às 17h, na Clínica Villa Nova, que fica na Rua Raul de Leoni, 123, centro de Petrópolis. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
A psicóloga acrescenta que a abordagem terapêutica pode ser usada para outros casos de mudança de comportamento, como transtornos alimentares, comportamentos compulsivos, tabagismo, transtornos fóbicos e de ansiedade e dependência de álcool e outras drogas. “A Entrevista Motivacional resgata o comportamento anterior a esse comportamento destrutivo, o que a pessoa fazia, o que ela gostava de fazer, através de pequenas modificações vamos introduzindo a mudança”, disse.
Sobre a Entrevista Motivacional
A abordagem da Entrevista Motivacional é a mais recente técnica desenvolvida para o tratamento de comportamentos compulsivos, preconizando uma relação empática, não confrontativa e centrada no cliente, porém, diretiva. Tem como objetivo primordial tratar as pessoas desmotivadas, despreparadas e desencorajadas para mudar de comportamento (Miller e Rollnick, 2001).
Originalmente, criada por William Miller, PhD, professor do departamento de psicologia e psiquiatria e diretor do Centro de Alcoolismo, Abuso de Substâncias e Adicções da New México University, e Stephen Rollnick, MSc, diretor de psicologia clínica do Whitchurch Hospital – Cardiff, e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas em Álcool e Drogas da New South University de New South Wales, em Sidney – Austrália.
Serviço
Workshop Entrevista Motivacional – Motivação para Mudar, com a psicóloga Marina Beatriz Castro Gonçalves.
Local: Clínica Villa Nova
Endereço: Rua Raul de Leoni, 123, centro de Petrópolis
Dia: 5 de novembro
Horário: das 14h às 17h