Casos de miopia aumentam após pandemia

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontaram uma supressão de miopia em crianças durante a pandemia da covid-19. Uma pesquisa realizada pelo órgão apontou que sete a cada dez especialistas notaram o aumento de casos. Dados apontam que 75,6% dos entrevistados apontaram que o uso de aparelhos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia.
Além da miopia, jovens e adultos também apresentam astenopia, também conhecida como vista cansada. Os casos de miopia, caso não tratados podem levar a graves consequências como glaucoma e perda da visão.
De acordo com o oftalmologista Sávio Fiorot, os aparelhos eletrônicos impactaram para novos casos de miopia. “A miopia é a dificuldade que o paciente tem para enxergar de longe. Estudos apontam que aumento da incidência por contato com a tela, mas isso é muito complicado hoje em dia. Para as crianças é necessário no máximo uma hora, duas no máximo por dia. Além disso, pessoas com diabetes devem realizar o exame pelo menos uma vez por ano”, concluiu.
Dentre os cuidados estão: reduzir tempo diante das telas, praticar atividades ao ar livre, ter distância segura de 30 a 40 centímetros das telas de smathphones e tablets. A orientação é que crianças até dois anos não tenham contato constante com telas, seja TV ou Tablets.
Foto: divulgação