Aniversário de Petrópolis é marcado por eventos na cidade

Em comemoração aos 180 anos da cidade de Petrópolis, nesta quinta-feira (16) foi realizada uma cerimônia de deposição de coroa de flores, no monumento de Dom Pedro II, localizada na Praça Dom Pedro II. O local que é ponto de passagem de pedestres que passam diariamente pela Rua do Imperador, recebeu centenas de pessoas que participaram do evento.
A banda Marcial do 32º Batalhão De Infantaria Leve, se apresentou, tocando o hino nacional e músicas brasileiras populares, garantindo a diversão de quem estava presente. Os idosos, em sua maioria, saíram de casa para aproveitarem o feriado. E a diversão não ficou limitada aos petropolitanos, um grupo saiu de Comendador Levy Gasparian (RJ) para prestigiar a cidade, que passou por momentos difíceis em 2022.
A coordenadora do grupo da terceira idade do município explica que a viagem foi longa, mas valeu a pena. “Viemos em dois ônibus para dar apoio aos petropolitanos, para que através do turismo a economia venha se reerguer. Valeu a pena vir até a cidade, após o momento de recuperação, ela está linda”, disse.
Apesar de Petrópolis ter muitos pontos turísticos para visitar, a atração principal da comemoração foram os bolos, que não podem faltar em um aniversário. Dois deles foram distribuídos entre os participantes do evento, e também refrigerante.
Alguns atores foram caracterizados de figuras importantes, como Santos Dummont, Princesa Isabel e Dom Pedro que fizeram parte da história da cidade. Os atores Thiago Freire, Fábio Branco e Andréia Dutra trabalham há décadas se apresentando em eventos.
Para Andréia, que interpreta a Princesa Isabel, e passou por momentos difíceis no ano passado, quando sua casa pegou fogo e perdeu parte dos figurinos que utilizava nas apresentações, retornar às atividades é satisfatório. “Tenho muito orgulho de representar essa mulher incrível responsável não apenas por abolir a escravidão, mas por realizar inúmeras outros atos importantes. Fico muito feliz de estar de volta fazendo o que amo. Posso afirmar que ter amigos de verdade, que nos ajudam, é muito bom”, conta a atriz.
O ator, Thiago Freire, conta que foram cinco anos de preparação para iniciar os trabalhos como o personagem Santos Dummont. “Além de uma grande responsabilidade, é uma honra. Uma personalidade muito importante não apenas para a cidade, mas também para o Brasil por conta da aviação”, explica.
O ator, Fábio Branco, há dez anos eu interpreto o personagem Dom Pedro II trazendo um pouco da história da cidade. Através de apresentações, mostramos como aconteceu a criação de Petrópolis”, disse.
Por Larissa Martins