Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro realiza apresentação na Praça da Liberdade

Durante as comemorações no aniversário de Petrópolis, a Orquestra Sinfônica de Jovens do Rio de Janeiro (OSJRJ), realizou nesta quinta-feira (16), uma apresentação na praça da Liberdade. A orquestra conta com jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos de todo o Estado. A apresentação, dedicada ao aniversário de 180 anos de Petrópolis, começou às 13h e terminou às 15h.

A orquestra iniciou os trabalhos na década de oitenta, e durante sete anos, fez diversas apresentações e foi criada por meio do programa social “Música do Brasil” e tem como objetivo principal possibilitar a inclusão social e o acesso a arte e a música, no entanto, o projeto foi interrompido e retomado apenas em 2014.

Maestro há seis anos, Raphael Macedo, conta sobre a importância do projeto e a apresentação realizada na cidade imperial. “É um projeto muito importante e que tira diversos jovens de ambientes ruins. Foi uma apresentação especial, até porque, comecei minha carreira musical aqui na cidade. O sentimento é de dever cumprido”, afirma.

Gabriel Veloso é petropolitano e conta como a música tem a capacidade de transformar a vida. “Comecei no projeto há 12 anos e ingresse para a orquestra. A música transformou minha vida e parte disso é por conta do projeto. Pude visitar à Espanha e a Argentina, para apresentações”, comenta.

Para a mãe de Gabriel, Maria Veloso, o sentimento é de orgulho. “Ele começou muito novo na música e sempre o apoiamos. Foi maravilhosa a apresentação e estamos muito felizes”, esclarece. A programação na cidade segue até o fim de semana. Nessa sexta-feira (17), o Museu Imperial, que completou 80 anos, junto com a cidade, inaugura a exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”. O evento está previsto para começar às 10h.

Por Richard Stoltzenburg

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.