Alerj: Parlamentar cobra ações para a Região Serrana

Richard Stoltzenburg

Com o objetivo de apontar os projetos para a Região Serrana e como será a atuação para os próximos anos, o Correio Petropolitano Debate entrevistou na última segunda-feira (13), o deputado estadual Bernardo Rossi. Essa é a terceira vez que o parlamentar assume uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Além de deputado, Bernardo Rossi já assumiu o cargo de prefeito de Petrópolis, vereador, subsecretário das cidades, entre outros cargos políticos. “Gostaria de agradecer a população da cidade e região serrana, pois fui o deputado mais votado de Nova Friburgo, o segundo deputado mais votado em Teresópolis e em Petrópolis foram mais de 20 mil votos. Assumir esse cargo, é uma responsabilidade muito grande e como comecei a vida política muito cedo, isso me ajuda já no início do mandato, a aprovação de leis, acelerar as indicações legislativas e tramitar aos secretários de estado”, comenta.

Durante o período de carnaval, Petrópolis e municípios do entorno, foram impactados pela demora no reestabelecimento de energia elétrica. Algumas localidades ficaram mais de 80 horas sem luz. Afim de esclarecer o tema, o deputado realizará uma audiência pública com a Enel, concessionária responsável pelo interior do estado e com moradores afetados. “O mandato, além de fiscalizar, nos dá força para cobrar das concessões. O que aconteceu no carnaval foi absurdo. Petrópolis é uma cidade turística, bares e restaurantes foram comprometidos, hotéis, mas além disso, as pessoas com medicamentos que precisam ficar resfriados. Essa audiência pública será para que as pessoas tenham seus prejuízos ressarcidos e para cobrar da Enel, melhorias nos serviços”, ressalta.

Algumas regiões, como o Brejal, no distrito da Posse, em Petrópolis, além da energia elétrica, outros problemas são recorrentes, como a infraestrutura das vias. “O Brejal é uma região importante para a cidade, mas também para o Estado e imagina se uma das principais forças agrícolas, deixarem de produzir, escoar a mercadoria, o impacto será enorme no preço dos produtos. Inclusive fomos no Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), para abordar a regularização fundiária das áreas urbanas e rural”, explica o deputado.

Há dois dias da tragédia do dia 20 março de 2022, Petrópolis ainda apresenta regiões que pouco foram atendidas pelo poder público. Apesar do início das obras pela prefeitura, o epicentro da tragédia, o Morro da Oficina, continua com o mesmo cenário de destruição. “Nessa semana, fui até o secretário de Infraestrutura das Cidades e conseguimos mais duas obras para Petrópolis na Rua Paulista, que está em elaboração de projeto e outra em projeto executivo para ser incluído em Petrópolis. O Estado atuou de forma rápida, inclusive o governador veio para a cidade, o secretário de obra ficou em Petrópolis 45 dias e, ao analisar, o Estado já entregou algumas intervenções, como na Washington Luís, via muito importante para a circulação de veículos entre o Quitandinha e o centro, mas há também na 24 de Maio, Conde’Eu e outras que não foram incluídas como obras emergências, estão em processo de licitação. No entanto, a prefeitura apresenta uma morosidade enorme para iniciar as intervenções cabidas à ela”, explica.

Além das obras, o Estado atuou com apoio aos comerciantes, por meio da Agência Estadual de Fomento aos comerciantes e com a drenagem dos rios, que ficaram sob responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente. “O Estado está fazendo a sua parte. Nessa semana acompanho na Alerj um comentário que critica as obras, mas a prefeitura nem os bueiros estão limpando. É preciso que a gestão municipal tenha ciência das obrigações mínimas com a população”, afirma Bernardo Rossi.

Em 2022 o Estado do Rio de Janeiro não conseguiu atingir a meta mínima de 95% de imunização das vacinas do calendário nacional, entre elas poliomielite, sarampo, entre outras, com índices abaixo da média nacional. Os dados foram divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz. Questionado, o deputado estadual afirma que conversou com o secretário e que a pasta vai realizar uma nova campanha. “Estive com o secretário de saúde com o secretário e uma nova campanha vai ser iniciada, levando a conscientização para a população. Mas é importante que os municípios caminhem junto com o Estado, para ampliar a cobertura” explica.

O dia internacional da mulher foi comemorado no dia oito de março e ainda se nota grandes desafios a serem conquistados pelas mulheres. Questionado sobre os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), que apontou que a cada cinco minutos, uma mulher sofreu algum tipo de violência, Bernardo Rossi ressalta que a participação feminina no legislativo é fundamental para criar projetos de lei que visem a segurança do público. “Nós temos um número grande de parlamentares mulheres na Alerj e também foi inaugurada nesse mês uma sala lilás. Mas é preciso assegurar a segurança da mulher. Pois ainda existem muitos casos não registrados. Sou pai, tenho minha filha de oito anos, então é uma pauta que sempre acompanho”, comenta.

Ao fim da entrevista, o deputado estadual ressaltou que tem acompanhado os projetos da cidade. “O gabinete está à disposição para reclamações, denúncias, não só na Alerj, mas temos um gabinete também no shopping Santo Antônio em Petrópolis”, finaliza.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.