Outono começou na segunda-feira (20) e deve ser marcado por pouca chuva

Dias de sol, com temperaturas mais baixas, o outono, começou nesta segunda feira (20). A estação marca o fim do verão, e o período de chuvas fortes, principalmente no período da tarde. Para os próximos meses, as temperaturas devem apresentar queda.

Na estação do outono, dias e noites têm aproximadamente a mesma duração, até a chegada do solstício de inverso, que neste ano será no dia 21 de junho, quando as noites, se tornam mais longas que os dias. Apesar do período, apresentar escassez de chuva, os petropolitanos podem aguardar pancadas para o período da tarde e noite desta terça-feira (21).

Nesta segunda-feira (20), também completou um ano da tragédia do dia 20 de março de 2022. Para os petropolitanos, escassez de chuva é sinônimo de tranquilidade. “O período de frio é o melhor para quem mora na cidade. No dia 20 do ano passado, eu fiquei preso no Alto da Serra e vi muita coisa ser carregada, então, quanto menos chuva, melhor”, comenta o aposentado Cláudio Souza.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno La Ninã, vem perdendo intensidade. O fenômeno climático, causado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, tem contribuído para chuvas mais regionalizadas em todo o território nacional. Para todo o sudeste, o outono deve ser marcado por chuvas abaixo da média, neste ano. A partir de maio, as temperaturas devem ser mais amenas, devido à proximidade do inverno.

Por Richard Stoltzenburg

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.