Agentes da Defesa Civil de Petrópolis são treinados pelo 15º Grupamento de Bombeiro Militar

Equipes operacionais da Defesa Civil receberam treinamento do 15º Grupamento do Bombeiro Militar nesta sexta-feira (24/03). A capacitação faz parte do apoio dado pela Defesa Civil ao Corpo de Bombeiros no período de estiagem.
“Treinar nossos agentes para o período em que são mais freqüentes os incêndios florestais é trabalhar em prol da resiliência local. Isso tem que ser aliado à sensibilização de toda a sociedade, que precisa agir para evitar situações de incêndios provocados pela ação humana”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
“Manutenção e manuseio de motosserras” e “Nós e voltas” foram os temas de destaque da capacitação que tratou assuntos como limpeza, manutenção e combustível de motosserras, materiais auxiliares para o bom funcionamento do equipamento, protocolo para uso da ferramenta com segurança, equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários e diferentes formas de garantir a segurança do socorrista e da vítima a partir de nós feitos em cordas de resgate.
“O treinamento feito com nossos agentes é um trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que são profissionais capacitados que trazem instruções de salvamento e também na atuação em incêndios florestais, onde a Defesa Civil apoia o próprio Corpo de Bombeiros neste período de diminuição das chuvas”, disse o diretor operacional da Defesa Civil, tenente-coronel Marcelo Abreu.
Os agentes operacionais da Defesa Civil são responsáveis pelo isolamento de áreas de risco iminente, avaliação de cenários de risco, rondas preventivas em comunidades e atuam também em situações de apoio aos órgãos de salvamento e resgate no período de estiagem, que geralmente se inicia entre os meses de maio e junho e costuma terminar entre setembro ou outubro em um cenário geral, época em que os índices pluviométricos apresentam registro baixo ou zerado.
“A Defesa Civil conta com um efetivo de agentes operacionais treinados continuamente para estarem preparados frente a qualquer situação de emergência. Unir esforços em ação conjunta e de apoio ao Corpo de Bombeiros capacita ainda mais nossos agentes e a nossa proposta final é efetiva: salvaguardar a vida de todos”, finalizou o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.