Câmara realiza reunião para debater Plano do Turismo após aprovação

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (30), uma reunião para debater o Plano Diretor do Turismo com o trade da cidade. O projeto precisou ser aprovado em regime de urgência na terça-feira (28), para que o município não perdesse pontos junto a avaliação do Ministério do Turismo. Atualmente, a Cidade Imperial é categoria A.
Na sessão de aprovação e também na reunião, diversos vereadores ressaltaram que gostariam de ter mais tempo para estudar o projeto. No entanto, concordaram em aprová-lo para evitar prejuízos. Uma comissão especial foi criada para acompanhar o trâmite.
“A Câmara legislativa, sendo responsável e comprometida com o turismo do nosso município, levou isso muito a sério e votou em primeira e segunda discussão. Nós, membros da comissão, não deixaremos de atender a sociedade civil organizada como um todo”, explicou o vereador Gil Magno, que preside a comissão especial.
O Plano tem 340 páginas e foi produzido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com informações sobre oferta turística e demanda, o projeto norteará o setor até 2030.
“Esse plano começou na minha gestão como secretário do turismo, na gestão Hingo Hammes. Todos nós do trade sabemos dessa importância, pois norteia toda parte do setor na cidade e mantém Petrópolis no conceito A no Mapa do Turismo”, afirmou o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui.
Representantes do governo municipal também participaram da reunião. Nas falas, foi frisada a participação da sociedade civil na construção do Plano Diretor. Ao Correio, a secretária de turismo, Silvia Guedon, fez um histórico dos encontros com o Conselho de Turismo para debater o documento.
“Hoje temos um plano consolidado e podemos afirmar que teve gestão e participação efetiva de todas as pessoas interessadas em turismo. E, principalmente, tivemos a chancela do Conselho Municipal de Turismo”, afirmou.
Por Wellington Daniel/Foto: divulgação