Alunos do CEFET não tem direito a gratuidade no transporte público

Os alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), tem sofrido com dores de cabeça no transporte público. Apesar da instituição ser federal, as empresas Cidade Real e Turp não aceitam a gratuidade no transporte público dos alunos do Centro de Ensino. Segundo a Lei de nº 7.830, os estudantes das redes públicas municipal e federal tem direito à gratuidade no transporte.
Em setembro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF), recomendou por meio do procurador Charles Stevan da Mota Pessoa, que a CPTrans adotasse as medidas que garantissem a gratuidade no transporte público para os alunos do ensino médio do CEFET em um prazo de 30 dias. A reportagem questionou a CPTrans que informou que já solicitou, por meio de ofício, que às empresas de ônibus incluíssem os alunos no grupo de beneficiários da gratuidade no sistema municipal de transporte público. Apesar disso se passaram já mais de um semestre e os alunos do CEFET ainda não podem utilizar do recurso por empresas que cruzam a cidade, do Bingen a Itaipava, sendo a Turp, a principal empresa que atende a região de Corrêas e Itaipava.
O CEFET informou, em nota que tem buscado junto aos órgãos competentes a resolução da questão e que até agora, as empresas não têm atendido a recomendação. Questionamos também ao Setranspetro um posicionamento de ambas as empresas, porém até o encerramento dessa matéria não houve resposta.
Por Guilherme Mattos